terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Realização de um sonho


         Um dos meus sonhos, entre muitos, era construir meu próprio museu, onde eu pudesse reunir o maior número de obras, juntamente com minha história.
         A princípio pensei em Fazenda Nova, onde “sobrevivi” por 20 anos com muito trabalho e, dificuldades. Decepcionei-me! E mudei meus planos.
        A segunda opção seria Caruaru, que até então, abriga o maior número de obras de minha autoria, num total de 65: (entre, bustos, painéis e esculturas, em lugares públicos de destaque, residências, apartamentos e escritórios de importantes figuras.) Procurei amigos, ouvi promessas, o tempo passou e, minha esperança frustrou.
        Quando cheguei à São Joaquim do Monte, não tinha nenhum propósito, a não ser edificar a estátua de Frei Damião, para a qual fui contratado.  A chance de realizar meu sonho estava ali, próxima do santuário: um lugar propício aos meus desejos, por tratar-se de uma geografia irregular
terreno acidentado, alagado, repleto de pedra disforme e por isso mesmo rejeitado pela maioria dos pretendentes a compra. sem dúvida, um presente de Deus para quem tem o dom da arte. A partir daquela data, (15 de julho de 2008), investi minhas economias, trabalhando com afinco para construir meu sonhado museu.

Explanação

O museu será uma exposição de obra de arte dividida em sete estações, ao longo de uma trilha estrategicamente planejada a céu aberto.
As estações serão indicadas pelas letras que compõe o nome Caxiado, distribuídos numa área de 900 metros quadrados. Cada estação com tema específico e, composta de sete esculturas em concreto e ferro com dimensões entre 2 e 4 metros exceto, a primeira e a última estação que estão praticamente prontas.
        Na primeira estação “C”, estão expostos os (estudos de vários materiais) resultados das primeiras experiências.
        Na ultima estação “O” é o memorial, onde será exposto o acervo das primeiras modalidades além de fotografias, certificados, banners, livros, discos, Dvds, reportagens de TV, jornais, revistas e documentários sobre minha história. Além disso, tenho como propósito criar espaços, dentro de cada estação, para homenagear personalidades. Criar uma escola de artes com as seguintes modalidades: música, pintura escultura e danças, direcionada para jovens e idosos. Criar calendário de eventos culturais, com encontro de sanfoneiros, recital de poesias e festivais de danças folclóricas. Finalmente, quero que os frutos do meu trabalho seja uma referência que venha atrair visitantes de todas as classes, (estudantes, pesquisadores, jornalistas, admiradores e amantes da arte) e, que além dos meus dias eu possa descansar na certeza de que meu sacrifício tenha válido a pena.


                                                      Outubro de 2008.


Novo cronograma


Em 2008 quando iniciamos a construção do museu, previmos inaugurá-lo em 2011. Passaram-se 3 anos e até então, somente 2 das 7 estações estão parcialmente abertas às visitações. Pela a escassez de recursos e, as experiências vividas até agora, concluímos que levaremos mais 4 anos para a conclusão definitiva, que será em 2015, data em que completarei 50 anos de arte. Naturalmente, se conseguirmos os apoios necessários, que esperamos e acreditamos conseguir, prepararemos uma estação a cada ano. Para cumprir o novo cronograma, estamos empenhados, num esforço dobrado, para abrirmos a terceira estação, mesmo que parcialmente, até o final deste ano. Deus é mais! Haveremos de conseguir.
               16 de setembro de 2011
                                       **********************

Já estamos no final de 1016 e nossa previsão falhou mais uma vez. Procuramos apoio de várias formas mais não chegou a hora. Paciência! “o que terá de ser será”. Ainda não desanimei! Estou confiante! Sou um veio teimoso e ao mesmo tempo confiante.

                                                                               19 novembro 2016


6 comentários:

  1. Parabéns pela perseverança, força de vontade e amor pela arte. Sucesso

    ResponderExcluir
  2. #PARABÉNSSSSSSSSSSSS! #MEU #AMIGOOOOOOOOOOO!!!!! #SONHO !!! #REALIZADO ! #GRAÇAS #A #DEUS !!!!!!!!! #E #AO #SEU #ESFORÇO, LINDO TRABALHO ,FOCO, FÉ, DETERMINAÇÃO;PERSEVERANÇA GARRA,TALENTO ETC.... ( COMO É BOM!!! #VÊ #VC! #COLHER #OS #FRUTOS #QUE #PLANTOU!!! BJS! #A #TODOS ! #A #VC! #FERNANDA CAXIADO !E #NANDINHA #CAXIADO) #PARABÉNSSSS! #FELICIDADES #E #AINDA #MAIS #SUCESSOOOOOOO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #DE #SUA #AMIGA !!!! #HELENA #LIRA #A #VAQUEIRA

      Excluir
  3. Caxiado aqui e EDIQUEL DE TORITAMA cunhado de jucelir quero muito falar com vc sou professor em Toritama em um colégio particular vou fazer um trabalho a respeito de vc quero falar com vc

    ResponderExcluir